No dia 18 de fevereiro, acompanhado por dois caças Su-35, o caça de quinta geração Su-57 teria executado um ataque com mísseis em direção a objetivos na Ucrânia.
+ Clique aqui para ver um vídeo de apresentação do Su-57
Alega-se que para este ataque foi utilizado o míssil de cruzeiro stealth Kh-69, desenvolvido especificamente para ser empregado pelo Su-57.
Lançado de uma área sob controle na região de Luhansk, o Su-57 adentrou o espaço aéreo ucraniano com apoio e disparou o míssil. Contudo, devido a um problema técnico, o míssil desviou-se de seu alvo, caindo em uma área desabitada.
Desenvolvido pela empresa Sukhoi, o Su-57 Felon é um avião de combate stealth russo de quinta geração, criado para engajar alvos em terra, no ar e no mar com alta eficiência. Sua estreia nos céus aconteceu em janeiro de 2010, com testes operacionais sendo realizados na Síria em 2018.
Embora o míssil Kh-69 não tenha alcançado seu objetivo nesta missão, registros anteriores sugerem seu uso em operações aéreas nos dias 7 e 8 de fevereiro. O Kh-69, uma evolução do Kh-59MK2, pode ser lançado por diversas plataformas de combate aéreo russas.
Foi observado também que o emprego do Su-57 em um ataque contra a Ucrânia teve o propósito adicional de produzir material para um filme de propaganda militar. Espera-se que este material seja divulgado como prova do “sucesso” da indústria de defesa russa, em antecipação às eleições presidenciais vindouras na Rússia.
Com informações do defence-blog.com
Fotos: Wikimedia / Vídeo: Telegram uac_ru